08/04/2010

Sorrindo sempre

Nao adianta me dizerem que a palavra FELICIDADE tem origem latina, porque nem os livros me convencem. Na minha opiniao, a FELICIDADE é sem duvida alguma oriunda do nosso grande Brasil ...

Digo isso por diversas razoes. Hoje, morando fora e presenciando pouca desigualdade social, convivo com pessoas que tem maior poder de compra e uma vida tranquila, mas que em inumeras ocasioes nao demonstram uma alegria completamente espontanea.

Jà no Brasil, com tantos problemas, tanta diferença social, violencia e falta de infraestrutura, o povo è naturalmente FELIZ. Depois me perguntam o real significado de SAUDADE e eu nao consigo explicar. Està ai uma maneira de explicar que SAUDADE faz parte de um contexto, nao é sentir saudade de uma coisa, mas sim de um conjunto de coisas. Eles (cidadaos nao brasileiros), por exemplo, acham que churrasco é comer carne e que sentimos falta somente do nosso tipo de carne. Dificil mesmo é explicar que nao sao somente a carne, o arroz, a farofa e o vinagrete que nos fazem falta, mas sim tudo isto reunido com a cervejinha, a caipirinha, os amigos, a familia, a musica, o quintal, a bagunça, as risadas altas, o bate-papo, o sol e o calor. Para mim, o churrasco é muito mais do que a carne, é um costume e quase um ritual.

Um dias desses contei à um querido amigo italiano que estava com muita vontade de comer feijoada. Ele viu a foto do prato com os acompanhamentos e disse "ah, mas feijoada é sò feijao com carne". Nao, nao é sò feijao com carne. Feijoada è muito mais do que isso, é o clima, é o bate-papo, as risadas, a musica, o calor e o comer até cansar.

Novamente...Feijoada è um costume e quase um ritual. Isso tambem pode ser chamado de saudade.

Para ser sincera o que hoje me estimulou a escrever foi um pequeno video publicado no jornal italiano La Repubblica(http://tv.repubblica.it/copertina/diluvio-su-rio-de-janeiro/45102?video) sobre a tragédia no Rio de Janeiro. Apesar de me cortar o coraçao de ver toda a situaçao de nosso povo, toda a dificuldade, tanta gente desabrigada, tanta tristeza provocada por esses desastres naturais e a falta de infraestrutura do Brasil, senti orgulho do nosso povo nos primeiros intantes do video. Na hora me lembrei de como somos acolhedores e de como sempre buscamos uma razao para reforçar aquela frase "sou brasileiro e nao desisto nunca". O video traz pessoas que sorriem e brincam, no meio do imenso e desolador caos que se aloja neste momento no Rio de Janeiro. Sou ciente de todos os problemas do Brasil , mas sinto saudades sim dessa maneira brasileira de ser. Para mim é diferencial!

Nenhum comentário: