28/05/2010

Aprendendo italiano...

Toda dia aprendemos uma palavra ou conjugação verbal. Compartilho um site que uso sempre quando preciso conjugar algum verbo que desconheço em italiano. Acho que pode ajudar muito quem está aprendendo a lingua. Ano passado estudei muitos verbos por aqui. Posso dizer que esse site ainda me ajuda muito no trabalho.

Conjugação verbal:

http://www.italian-verbs.com/

Cursos:

Muitas cidades oferecem cursos presenciais da lingua italiana para estrangeiros e na maioria das vezes a custo baixissimo ou de graça. É preciso se informar no Comune de cada região.

Quem prefere estudar sozinho, pode optar pelo eLearning. Insiro aqui um link de um programa oferecido pela ISMU (Iniziative e Studi Sulla Multietnicità), que apesar de eu não conhecer, parece ser bem interessante: http://www.ismu.org/parliamocichiaro/moodle/

Os níveis iniciais do curso são gratuitos e o interessado pode fazer, também gratuitamente, uma prova, elaborada pela Dante Alighieri (http://esercizi.ladante.it), que permite a pessoa saber em que nível deve iniciar.

Quando chegamos aqui, estudamos italiano por um programa chamado TELL ME MORE. De ótima qualidade e que te permite aprender a falar, escrever, ler e ouvir. O praticante é avaliado o tempo inteiro. Na Itália poder ser encontrado em bibliotecas ou livrarias.

Lógico que ler livros, jornais e assistir muito filme e televisão, além de manter contato com os italianos é imprescindível para um bom desenvolvimento da língua.

Um comentário:

Lili Detoni disse...

Oi, Erica! Estou acompanhando suas postagens, porque acho muito legal vc compartilhar suas experiências de adaptação na Itália. Estudo italiano desde setembro do ano passado e, realmente, os verbos são muito difíceis! Quando conheci a Itália (julho 2009), procurei assistir TV, ver filmes. Mas,só vou me realizar quando for estudar o idioma aì, além de fazer um curso de história da Arte. Parabéns pelas postagens! Baci!