07/05/2010

Primeiro sonho em italiano

Só para constar, na semana passada eu tive meu primeiro sonho em italiano. Um amigo sempre dizia que no dia em que eu estivesse aprendendo uma lingua e começasse a sonhar nesta lingua, eu teria alcançado a fluência. Chegamos aqui sem falar nada em italiano, sem entender uma palavra, zerados. Me lembro que o tio Salvatore, um dia antes de viajarmos, me perguntou do seu modo gentil italiano "mas voce sabe como se fala beijos em italiano". Eu respondi "sim, besos". E ele "meu Deus, é Bacio. Mas voce vai aprender".

Pois é, chegamos e começamos a estudar, batemos muito com a cara na parede para conseguir alugar casa, fazer cidadania e encontrar trabalho. Aprendemos a encatinhar, depois partimos para o BEABA, com o alfabeto italiano, depois fomos unindo as letrinhas e formando as palavrinhas, em seguida partimos para as frases. Devagar começamos a fazer a tradução do português para o italiano, a compreender frases ditas lentamente e enfim fomos capazes de encontrar bons trabalhos e fazer amigos italianos. A lingua é o básico para tudo.

É lógico que alguns errinhos ainda cometemos, mas em dois anos considero que demos uma boa avançada. Por isso hoje insiro essa postagem. Porque FINALMENTE consegui sonhar em italiano. Agora é melhorar a lingua e partir para o ingles.
Erica

3 comentários:

Caipirinha e Vinho disse...

Olá, meu nome é Janaina, eu e meu marido chegamos aqui na Itália há dois meses. Estava procurando blogs de brasileiros que moram aqui e achei o do vcs. Gostei bastante!! Se quiser conhecer o nosso, fique a vontade!
Quanto há lingua!! Ainda está sendo complicadinho para nós, mas já conseguimos comprimentar, e trocar umas duas ou três palavrinhs com algum italiano..
Minha irmã, que é csada com um italiano, tem uma cunhada Polonesa e, esses dias estávamos (na verdade eu só escutava e tantava entender!) conversando sobre sonhos e ela me perguntou se eu já tinha sonhado que estava aqui. Não tinha parado para notar, mas ainda não sonhei que estou aqui na Itália. Sonho sempre que estou no Brasil, mas que tive aqui e voltei. Achei interessante. Acho que nosso cérebro demora um pouco para assimilar tanta mudança. Quanto a sonhar falando, acho que vai demorar ainda!

ABraço e parabéns pelo blog.
Janaina

Caipirinha e Vinho disse...

Olá. Bom, somos de Criciúma, SC e atualmente estamos morando em Castelnuovo del Garda (VR). Tenho certeza que toda a Itália não dever ser totalmente igual ao lugar onde moro atualmente, mas, como você disse, tudo é muito diferente por aqui! Espero conhecer muitos outros lugares ainda.
Viemos a trabalho, já sou formada em Psicologia, penso em, depois de mais adaptada fazer algumas especializações por aqui, mas são planos futuros...
Obrigada pela sua visita e parabéns pelo seu blog, é muito interessante!

Abraços
Jana e Marcus

Erica Moreira disse...

Oi Janaina,

Sabe que eu tambem demorei muito para sonhar que estava aqui. Quando estavamos no Brasil até sonhàvamos que estàvamos aqui, depois que chegamos demoramos e muito.

Para falarem a lingua o importante é terem contato com italiano. Vcs aprenderao rapidinho.

ciao ciao