18/06/2010

Morre o imortal Saramago


"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.

Trecho da Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008, exposto no blog do autor.

Morreu hoje, aos 87 anos, o autor Saramago, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura (1998). Ele que presenteou o mundo com suas histórias e pensamentos, que nos deixou de herança a qualidade literária, a possibilidade de desenvolver o pensar e de viajar por meio de palavras.

Entre seus livros mais cobiçados estão: Ensaios sobre a Cegueira, Ensaios Sobre a Lucidez, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Caim, entre outros.

Sempre valerá a pena ler o imortal Saramago.
Deixo aqui a indicação de seu blog: http://caderno.josesaramago.org

3 comentários:

Lili Detoni disse...

É, cara mia... infelizmente vamos perdendo nossos heróis. Eu me sinto uma pessoa de uma geração que vai perdendo o que existe de melhor, pois de uns anos para cá, quase não aparece nada de novo na literatura, na política, na arte... Como ficarão as pessoas mais jovens, que não conheceram esses ícones de virtudes , descência e inteligência, não é mesmo?... Deixo aqui meus profundos sentimentos. Bacio!

Caipirinha e Vinho disse...

Então Érica...
sobre a minha patente, pretendo fazer sim. Na verdade ainda estou bem um pouco enrolada com meus documentos. Vou pegar meu permesso de espera de cidadania em julho. Mas com ele não posso trabalhar regularmente. Depois tem o Marcus que, não podemos fazer um permesso de família para ele, porque, o permesso de espera que eu tenho não permite, enfim...pensávamos uma coisa e, quando chegamos aqui foi totalmente outra. Mas estamos tentando de tudo. Quando pensamos em vir, não pensamos em tempo. Sinto muita saudade da minha família, mas, tomei a decisão e, agora, só se não tiver solução, caso contrário, vamos ficando.

Mas vou te dizer que não é facil, rsrsr

E vcs? Estão há tempo por aqui?? Pretendem ir embora???

Abraços

Dentro da Bota disse...

Realmente uma perda...

Ahhh, vc deixou algumas pergutinhas no meu blog, entao moro na Italia desde 2006. Escolhemos morar um tempo na Italia, pelo trabalho do meu marido, aprovetei o tempo e fiz uma Laurea Specialistica...
saluti...

Gi, roma