26/08/2010

Cinque Terre - Itália


No final de semana passado (21 e 22/08) estivemos no Parque Nacional de Cinque Terre, na Itália. Localizado na Província de La Spezia, na Liguria Levante, Cinque Terre é considerado Patrimonio Mundial da Humanidade. Compreende as aldeias de Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore, locais de belezas inexplicáveis. Lembrei dos velhos tempos de Ilha Grande, pico rutz, trilhas, silêncio, camping e muita, mas muita natureza. Nada de salto alto e nada de bolsa ou roupa da moda, porque a moda ali é simples: CURTIR A NATUREZA. 

Iniciamos nosso tour às 5h45 da manhã, quando acordamos, tomamos um café rapidíssimo e fomos para a estação de trem, pois não é recomendado andar de carro naquela região. Alí existem pouquissimos estacionamentos e você fica muito limitado para se locomover entre as cinco vilas. Enfim, nosso trem partiu às 7h20 de Milano Centrale e chegou em três horas e meia. Chegando lá já ficamos boaquibertos com a cor do mar, absurdamente azul. Pensamos "Paraíso". O local em si parecia uma pintura de tão lindo que era.

Demos uma passeada por Vernazza, toda coloridinha e pequenina. Em seguida fomos fazer a trilha de Vernazza até Corniglia. Era completamente íngrime, cheia de subidas e descidas, de dificuldade média-alta, mas sem dúvida valeu cada passo, porque a vista é estupenda. 

De lá fomos às outras praias, entramos no mar e finalmente descansamos um pouco. De noite fomos à Monterosso, onde jantamos e curtimos a praia de noite. Divino ouvir o som das ondas. Bem, até aí ainda não tínhamos ido ao camping que havíamos reservado e já era quase dez horas quando resolvemos telefonar. O camping disponibilizava um micro-ônibus para buscar os hóspedes na estação de trem até às 22 horas e quando ligamos avisando que o trem chegaria às 22h10 foram nos buscar. No camping, ao abrimos a barraca, vimos duas camas com lençóis limpíssimos. O piso era de madeira. Pensei "ué e a barraca? Hotel cinco estrelas" rss. Não acreditamos. Demos uma volta e descobrimos uma estrutura bacanissima. Foi nossa primeira vez em um camping europeu e curtimos demais. 



Embora estejamos falando de um parque nacional, repleto de belezas naturais, os meios de transporte são de "primeira" e funcionam nos horários previstos. 

No segundo dia fomos a Deiva Marina e Porto Fino, este segundo muito conhecido pelos italianos por ser luxuoso. A cidade é toda colorida e radiante.  É possível fazer um delicioso passeio no final de semana. Recomendamos!

Informações: 
- No trem nós pagamos 12 euros ida por pessoa, mas existe também um trem, que custa 20 euros, parte um pouco depois e chega em 2h50.  Confira: www.trenitalia.it
- Para fazer as trilhas é preciso comprar um ticket, que custa 5 euros por dia. Caso a pessoa queira andar de trem ilimitadamente, paga mais 3 euros. 
- O Bilhete de trem entre as cidades custa em média 1,60
- Os aeroportos mais próximos são em Genova e Pisa
- Ficamos hospedados em Deiva Marina ha 15 minutos com trem. Escolhendo uma cidade fora de Cinque Terre, paga-se muito menos em hotéis e não existe dificuldade de locomoção. 
- Para conhecer mais leia: http://www.cinqueterre.com/ita/information/cinque_terre/villages/manarola.php




7 comentários:

Junia Ansaloni disse...

Erica que delicia de passeio !!! Lindas fotos...Depois me passa o endereço do lugar que vcs ficaram, preço bom? Bjao grande !!!

Erica Moreira disse...

Oi Junia, se chama Camping La Sfinge e la dentro existem opções de trailler e casinhas para alugar. Não é somente barraca. Bem pertinho tem alguns campings com piscina (mas quem quer saber de piscina em Cinque Terre? rss). O site é http://www.campinglasfinge.com

Aqui tem poucas fotos. Se quiser me passa seu email que te mando algumas que fiz.

beijão

Juliana Rossa disse...

Nossa, que passeio mais lindo!
Parabéns pelas fotos.
Bjs!

Lili Detoni disse...

Oi, minha linda!
Como fico feliz quando vejo seu blog cheio de fotos de passeios pela Itália! Vcs merecem tudo o que estão curtindo, viu? Amei saber mais um pouco sobre as belas regiões italianas! Dicas anotadas! Bacione!
Lili.

Anônimo disse...

belle foto !!
un saluto da Gian Franco (B.P.M.)
ciao !!

Rodrigo disse...

Estava mesmo esperando esse post, Muuuito massa!
Parabéns a vcs dois.
Ah! A nova cara do blog ta fantastica!

Erica Moreira disse...

Ciao Gian Franco,

Benvenuto in nostro blog. Speriamo anche delle drite per sapere dove andare di bello.

Rodrigo, gostou da cara do blog? Prefere este design ou o antigo?