28/10/2010

Ideologia, eu quero uma para viver...

Vou começar esse texto da mesma forma que meu colega de profissão Carlos Moura iniciou o dele:
Em primeiro lugar eu não sou partidária! Ponto de exclamação (!)

Com todo o respeito às pessoas e às suas opiniões políticas, estou cansada de ler mensagens hipócritas postadas em facebook's, twitter's, orkut's, sites de relacionamento que ao invés de serem utilizados para mostrar informações confiáveis, são usados para compartilhamento de mensagens irreais, por pessoas que sem a preocupação de checar a veracidade dos fatos, têm como objetivo a pura e simples manipulação social. Pois é, viramos marionetes nas mãos da minoria, ou talvez tenhamos sempre sido.

Eu detesto receber mensagens de e-mail ou postagens mentirosas. Antes de me mandarem algo dizendo que a Dilma é isso e o Serra é aquilo, vejam se é verdade, porque quando recebo e-mails sem noção, mando direto para a caixa de spam. Posso aceitar qualquer coisa e opiniões diferentes, até porque o mundo é belo por ser diferente, mas tenho vontade de vomitar quando noto o quanto a imprensa e a elite manipulam a sociedade.

Só que ninguém enxerga o que está a um palmo do nariz, porque para isso precisaria pesquisar, estudar, se educar e isso tudo é cansativo e trabalhoso, né? É mais fácil sair falando o que ouviu dizer, é mais fácil fazer um churrasquinho de final de semana, ouvindo um pagode e um monte de gente dizendo que vai votar para Tiririca's da vida, do que sentar para estudar sobre o candidato que pretende votar. CARA, DESCULPE, MAS A DO TIRIRICA, POR EXEMPLO, PARA MIM NAO DESCEU.

Estou farta também de ler por aí mensagens de gente como eu, PROLETARIA, que diz de boca cheia "vamos derrubar a sig.ra Dilma, porque ela é terrorista ou porque participou sequestros". Recebi um monte de mensagens desse tipo de colegas jornalistas. Eu me pergunto: que merda é essa?

O Brasil que antes era conhecido pelo futebol, hoje já é mencionado como o país do futuro, que dá oportunidades, que diminui indíces de desemprego. Só que o Brasil precisa mesmo é melhorar nível educacional! Brasileiro precisa parar de achar bonito falar do "jeitinho brasileiro". Sonegar impostos, mostrar carteira de polícia para não pagar multa ou entrada em museu e contar que está tirando vantagem em cima dos outros, É FEIO. Talvez ninguém nunca tenha falado para você, mas É REALMENTE MUITO FEIO. 

Daí você vai trabalhar e encontra um monte de gente hipócrita, que não tem onde cair morta e passa a vida tentando mostrar para todo o mundo o que não é. Gente que passa a vida dizendo que gosta mesmo é de hotel cinco estrelas, com ar condicionado e que nunca dormiria em um camping porque não confia, porque é desconfortável, porque é estranho e porque gosta de luxo! Balela... a maior parte dessas pessoas nunca teve o prazer ou o desprazer de acampar e portanto, não pode ter uma opinião crítica sobre o assunto, ou seja, só assumiu como sua, uma opinião alheia.

Você não precisa gostar de acampar ou ser petista ou psdbista, você só precisa não sair gritando asneiras de todos os tipos, só por embalo. Você só precisa perceber que para ter uma opinião própria é preciso sair da sua casinha de palha. E tem outra, tem muita coisa que poderia ser melhor no Brasil, mas também tem muita coisa boa, basta olhar e conseguir enxergar. Se você não é capaz de ver, o simples fato de olhar não significa nada.

Dizem que educação vem do berço...ótimo porque no Brasil nascem 321 bebes por hora. Quem sabe o nosso futuro estará nas mãos deles ...ou não...  

Repito o que eu disse hoje, não adianta esperar por um milagre divino. Se o Brasil for para o buraco, a culpa também será tua.

Pode me criticar à vontade...

Erica Moreira Ritacco

5 comentários:

Lucy disse...

Eu vou criticar! Eu venho aqui criticar esse barracoooooooo!!! haha Olha, eu tenho amigos inteligentíssimos que vão votar na Dilma e outros igualmente inteligentes que vão votar no Serra. Cada um acha que é ridículo que se vote no da sua respectiva oposição. Para mim, o papo dos 23 milhões de brasileiros fora da linha de pobreza é pura balela... Opa opa opa... não digo que seja mentira, só que tem muita coisa por trás disso, entre elas, a dívida pública que já começa a sair nos meios internacionais como um dos grandes problemas do Brasil. Manter o PT no governo é caro, tá achando o que? E o Serra, coitado, me dá até dó. Não tem força política, não tem peso para governar um país depois de um presidente tão popular quanto o Lula. Dilma ou Serra, na minha opinião, são a mesmíssima m****! Que pena!!! Eu tava achando o máximo o negócio do Lula ter uma super popularidade fazendo aquilo que ele acusava no governo do FHC!
Mas aí, é isso que vc falou Érica, vote-se em um ou em outro, o que importa é o que cada um de nós faz no dia a dia... Não dá para viver no jeitinho brasileiro esperando que os políticos, que são como nós, façam algo diferente. Eles não nasceram de um repolho... são gente como a gente, nem melhor, nem pior. Então, que cada um se dedique a fazer a coisa certa e um dia, quem sabe, teremos um presidente realmente diferente!

Allan Robert P. J. disse...

Eleições à parte, também não gosto de receber e-mails desinformados. Como durmo pouco, aproveito a madrugada para pesquisar e devolvo os e-mails sugerindo que a pessoa leia o link que eu alego esclarecendo a situação. Noutro dia recebi um que pedia para passar adiante o pedido de um pai cuja filha fora sequestrada. Como já havia recebido esse mesmo e-mail cinco anos atrás, pesquisei e descobri que a menina tinha sido encontrada e vivia normalmente com a família. Reenviei o e-mail e recebi como resposta: "Nunca mais te mando um e-mail ou responderei os teus!" Tomara que ele cumpra a promessa. :)

Erica Moreira disse...

Oi Lucy, pode vir para o pau....hahaha
Gostei das suas colocações, embora não concorde que o Lula não foi bom para o Brasil. No que diz respeito a Dilma ou ao Serra, não sei qual será o futuro, mas na minha opinião o problema é maior: é a própria população, é a mídia, são as drogas de programas televisivos, etc. Reclamar é hábito no mundo todo.

Um dia meu ex-professor de ética em jornalismo me disse "ah, você não está satisfeita com a matèria, com o resultado da prova? Erica eu não ligo. E daí, o que vc fará sobre isso?" Essa é a verdade: não está bom, mas o que as pessoas fazem para mudar?

Lucy meu post não é sobre a escolha de Dilma ou Serra,mas sim uma crítica a como as pessoas fazem suas escolhas e a como usam os meios de comunicação e entretenimento de forma errada. Na era da internet temos cada vez mais acesso à informação, mas estamos mais perdidos. É claro que cada um vota para quem quer, mas a minha colocação é o fator consciência. Que tipo de consciência tem alguém que vota em Tiririca ou Clodovil.

O uso dos neuronios virou algo fora de moda...
bacione e volte sempre...

Allan,
Infelizmente eu não tenho essa paciência, mando direito para a lixeira. Eu penso que tenho tanta coisa para ler e não quero perder tempo com besteiras, mas vc tem razão tb, porque essa pessoa que mandou aquele e-mail para vc, vai pensar duas vezes antes de repassar essas tragédias sensacionalistas.
Bacione

Regina disse...

Mas eu amei esse texto! Vc disse tudo o que eu penso mas que não conseguia traduzir em palavras. Assim como vc estou farta de ler no facebook, orkut e receber emails falando isso e aquilo de candidatos, através de pessoas que não entendem é nada de política, mas que vestem a opinião alheia. Eu não entendo nada e fico quieta no meu cantinho, avaliando da minha forma quem tem as melhores propostas p/ nosso país. Parabéns pelo texto! Beijos.

Ana disse...

Parabens Erica, isso sim eh texto. Me lembra um muito bom do Arnaldo Jabour. Eu ja perdi as contas de quantos email tenho recebido diariamente sobre politica no Brasil, nao tenho orkut entao nao posso me referir a ele. ..Fica muito dificil de entender o que realmente esta acontecendo no nosso pais estando tao isolada e so podendo acompanhar por jornais online e blogs, eu tambem nao sou partidaria e nunca serei, e acredito que manter uma mente fresca eh a solucao. Parabens, continue assim.