15/12/2010

Arte e Cultura em Milão: conheça as mais importantes obras de arte gratuitamente

Fazer um giro pela história da arte, conhecendo obras de pintores que fizeram nome é fácil e não custa nada durante os próximos meses. A prefeitura de Milão resolveu estimular ainda mais o acesso à cultura e arte italianas e abrir gratuitamente as portas do Museo del Novecento e do Palazzo Marino, ambos localizados na região da Piazza Duomo.

Os amantes da arte poderão conferir gratuitamente, até 28 de fevereiro de 2011, mais de 450 obras no Museo del Novecento, localizado no Palazzo dell'Argengario. Estarão expostas diversas coleções dedicadas à arte italiana do sèculo XX aos dias atuais.  O Museo del Novecento contará com obras de renomados como Pablo Picasso, Umberto Boccioni, Giorgio Morandi, entre outros. O investimento para a abertura do museu foi de € 27,8 milhões.


Palazzo dell'Arengario (Museo del Novecento)
Simultaneamente, o Palazzo Marino (de Milão) traz diretamente do Louvre a obra "La Donna allo Specchio", pintada pelo veneziano Tiziano entre 1514 e 1515. O evento também gratuito já atraiu centinaia de pessoas e até 6 de janeiro promete aumentar muito o número de visitantes, que além de conhecer a obra poderão confrontar os diversos temas relacionados ao universo feminino. Para quem sabe Tiziano Vecellio é conhecido como um dos mais versáteis artistas por conseguir pintar muito bem paisagens, retratos, temas mitológicos e religiosos. Foi o artista que antecipou as características do Barroco e do Modernismo. Eu fui conferir a obra com uma visita guiada, por isso garanto que vale muito a pena.
Quem mora em São Paulo também pode conferir uma de suas obras "Retrato do Cardeal Cristoforo Madruzzo, no Museu de Arte de São Paulo 
Obra "La Donna allo Spechio", de Tiziano
Palazzo Marino
Piazza della Scala
Entrada livre
Informações: 0288450150 / http://www.milanoallospecchio.it/

Museo del Novecento
Até 28 de fevereiro o ingresso é gratuito
Informações: http://www.museodelnovecento.org/

Nenhum comentário: