23/01/2011

Natal e Ano Novo 2011

Aqui estou atrasada novamente para contar nossas histórias. Dessa vez volto ao mês de dezembro para falar sobre nosso natal e ano novo. São datas estranhas quando se vive fora, obviamente porque toda a família está reunida do outro lado do oceano. Para mim o natal sempre foi uma data triste, não sei a razão mas me sinto sempre muito angustiada. No dia 24 de dezembro de 2009 me deu uma crise de choro de ver todos os nossos amigos se organizando para ir para a casa dos pais, para fazer a comida que eu e o Má ficamos muito deprimidos. No final das contas, cozinhamos vários pratos para nós dois e curtimos o natal juntos, afinal nossa família ainda é pequena, mas já existe. Esse ano resolvemos fazer diferente e fomos passar o natal com uns amigos (Luciano e Claudia Battistotti) em Novara, uma cidade vizinha à Milão. 

Chegando lá conhecemos vários brasileiros e passamos bons momentos, além do que fizemos uma ceia perfeita. Uma amiga cozinhou pratos típicos brasileiros que estavam muito bons,  tomamos vinho e ficamos batendo papo até tarde. Foi divertido e não tivemos muito tempo para ficarmos tristes.

O Reveillon também foi bem diferente esse ano, pois como trabalhamos até o dia 31 e já sabíamos que iríamos ao Brasil em fevereiro, decidimos ficar por aqui. Nos anos anteriores os nossos "reveillon's"  na Europa tinham sido em Veneza e em um castelo em Milão. Desta vez uma amiga italiana resolveu festejar na casa dela e nos convidou. Eles decidiram que cada um levaria algo e por razões lógicas ficamos com a bebida (kkkk).  Nos demos bem porque os responsáveis pelos pratos foram as mulheres e sabe como é: cozinha mediterranea italiana, feito por eles... sensacional! O interessante é que durante a ceia eles vão preparando os pratos individualmente, em partes, sem misturar os sabores.
Primeiro trazem as entradas (várias), depois um prato principal que se não me engano foi uma pasta com frutos do mar (que água na boca), em seguida um outro tipo de pasta com salmão, depois carnes, depois lentinha e assim segue durante horas e horas. A maior parte das delícias são preparadas na hora. 
A Aurora, uma grandíssima amiga comprou chapeuzinho e língua de sogra para a festa. O marido dela, o Cicinho, o irmão dele e o Marcelo soltaram os fogos. Não sei como  aconteceu, mas um dos fogos estourou perto do rosto do Cicinho que se assustou e levou um tombo em slow motion. Quando eu vi, o Cicinho estava engatinhando no chão procurando os óculos. Imagine, ele todo grandalhão se arrastando pelo chão! Foi muito engraçado, nós não sabíamos se ríamos ou se ajudávamos. Ah, esse ano também não bebi nadica de nada, pois estava doente tomando antibiótico. Bem diferente né? Digamos que foi muito tranquilo e delicioso.

6 comentários:

Antonio disse...

Ciao Erica , ho letto con molto piacere questo post perchè anche io pur vivendo a la spezia mi trovo a disagio quando arrivano le Feste Natalizie .
La mia terra natale si trova a 1200 km di distanza , la regione Sicilia ed è la che ho la maggior parte dei miei familiari .
Ma anche io quest'anno per " Matar a saudade " ho preferito passare fine anno a casa di amici conosciuti indirettamente tramite internet.
Purtroppo questa è la classica nostalgia che afflige tutti noi immigrati ( io sono italiano a tutti gli effetti ma per esperienza diretta ho capito che se anche ti sposti a pochi km da casa sei considerato un estraneo per gli abitanti del luogo)conoscere gente e frequentarla è un modo per diminuire questa nostalgia .

un abbraccio

BIA disse...

Oi Érica!!!
As fotos ficaram lindas e o pessoal bem animado!!! Muitas pessoas dizem ficarem triste no NATAL mas pra mim é sempre uma data alegre, gosto desta época e da festividade. Noossa a gastronomia italiana é uma delícia, e como tu descreveu os pratos melhor ainda!!!
Buona settimana
Bacio
Bia

Valéria disse...

Oi Érica!
Pelas fotos aproveitaram bem as festas de final de ano...Eu também não me sinto muito legal no natal, fico deslocada em meio a todo o burburinho frenético desse período,não sei explicar, mas sinto...

Márcio Jardim disse...

Oi Erica...
Feliz Natal e próspero Ano Novo... novamente...rsrs... lindas fotos!

beijos Márcio
http://www.toindoparaaitalia.blogspot.com/

Cris disse...

Vi seu link la no blog To indo pra Italia e resolvi vir conhecer o seu cantinho.

Um abraço!

ines bachiega disse...

O IMPORTANTE É COMEMORAR COM PESSOAS QUERIDAS E ALEGRES!!! UM ÓTIMO ANO PRA VCS!