24/04/2011

Matéria sobre Salão do Móvel de Milão

Pessoal, como prometido seguem mais detalhes sobre o maravilhoso Salão do Móvel 2011. Desenvolvi uma matéria para o veículo Destaque SP (www.destaquesp.com). Para quem tiver interesse, a matéria original pode ser lida no portal DestaqueSP no link abaixo:

http://www.destaquesp.com/index.php/Turismo/Especial/salao-internacional-do-movel-de-milao-2011.html
 
Publicar postagem


Salão Internacional do Móvel de Milão PDF Imprimir E-mail
Turismo | Especial
Escrito por Érica Moreira Ritacco on Sáb, 23 de Abril de 2011 14:25


Do clássico ao contemporâneo, do simples ao requintado

“Com 50 anos e jovem”! Este foi o slogan do mais importante evento de design do mundo, o
Salão Internacional do Móvel de Milão, que durante uma semana apresentou as novidades do setor e atraiu profissionais e estudantes de todas as nacionalidades. A feira, que iniciou sua história em 1961 com apenas 328 expositores, em um espaço de 11 mil metros quadrados, recebeu naquele ano 12.100 visitantes. Em 2010 alcançou seu ápice ao receber 329.563 pessoas de diversos países, para conhecer as novidades de 2775 expositores espalhados por 210.030 metros quadrados.

Todos esses dados reforçam a relevância de um evento que muitos desconhecem, mas que é fundamental para definir os estilos de móveis que estarão dentro das casas, bares, restaurantes e escritórios do mundo inteiro. Se há 50 anos o Salão do Móvel tinha como objetivo principal apresentar ao setor as fábricas e marcas italianas, hoje em dia ele dita as tendências mundiais para um mercado cada vez mais aquecido.

Nesta edição do Salão do Móvel, realizada entre 12 e 17 de abril, foi possível apreciar desde os mais clássicos e imponentes objetos, até os mais simples e modernos. Aqui o design ganha uma perspectiva muito maior, deixando de ser visto somente como glamouroso e conceitual e passando a ser avaliado a partir de um olhar que procura a harmonia em cada ambiente. Torna-se nítido a importância da escolha correta das formas, móveis, acessórios, cores e estilos para deixar um local atraente e aconchegante.

Foi em busca dessas novidades, tendências e soluções residenciais que arquitetos, moveleiros, designers de interiores, gestores de produção, profissionais de marcenaria, varejo, decoração, estudantes, além de amantes do charme e do bom gosto, decidiram viajar milhas e milhas.

A feira trouxe grandes especialistas e produtores renomados do design, que foram responsáveis pelas exposições: Euroluce (tendências na iluminação), Salão Satélite (criações de jovens designers dispostos a encontrar empresas que queiram investir em suas idéias), Salão do Complemento e Decoração (novidades da decoração doméstica), Salão Escritório, Eurocucina, e Fuori Salone (eventos paralelos ao Salão, que apresentam lançamentos de diferentes estilos pela cidade).

Desta vez, as questões mais abordadas foram Sustentabilidade, com o uso de materiais recicláveis para a criação dos objetos, e Otimização dos Espaços Residenciais, com a exposição de móveis com dupla utilidade, expansíveis ou que após seu uso possam ser guardados ou adaptados discretamente à mobília da casa, aumentando desse modo o espaço do ambiente. Esse é o caso da cama que durante o dia se transforma em armário.


Cama aberta
Foto: Marcelo Ritacco



Cama fechada, proporcionando mais espaço ao ambiente
Foto: Marcelo Ritacco


Também ganharam força em 2011, os trabalhos artesanais tecnológicos, em que as peças parecem ser feitas manualmente, quando na realidade são produzidas com técnicas contemporâneas. Além disso, a modernidade e a liberdade de criação abriram espaço para que o design pudesse fugir do estilo altamente clássico e trazer o aspecto do desgaste e da imperfeição para a atualidade, provocando assim uma aparente desconstrução.

A poltrona Griza (significa rugas), feita de pele de avestruz, criada pelos irmãos brasileiros Fernando e Humberto Campana, para a empresa EDRA, representa muito bem esta tendência. Apesar da aparência enrugada (como o próprio nome diz), é constituída com um material que faz com que ela não se deforme. Ainda falando de imperfeição e sensação de caos, pode-se citar a cadeira Z-Chair, da desig Zala Hadid, elaborada para a empresa Sawaya & Morone.
Poltrona Griza, dos Irmãos Campana, feita para a EDRA
Foto: divulgação


Cadeira Z-Chair, da designer Zala Hadid para a Sawaya & Morone
Foto: divulgação

Outra maravilha da feira que merece destaque é a Euroluce, pois trouxe uma imensa variedade de luminárias, desde as mais imponentes, até as usuais e econômicas. Por falar em economia, os LEDs continuam conquistando o setor, por ser de baixo consumo e ter vida útil longa. Uma das luminárias que mais chamou a atenção do público, por estar suspensa pelo pavilhão e ser feita com técnica rotacional, foi a Nuboli (nuvens), assinada pelo design Guido Matta para a empresa Artemide. 

No quesito iluminação não pode ficar de fora a lâmpada Puff-Buff, uma peça essencial para o design moderno feita de PVC inflável com luzes de LED, que foi desenvolvida pelo estúdio polonês Puff-Buff.


Salão Internacional do Móvel de Milão 2011_5
Nuvoli, suspensa e feita com técnica rotacional
De Guido Matta para a Artemide
Foto: Marcelo Ritacco


Salão Internacional do Móvel de Milão 2011_6
Luminária Puff Buff, feita com PVC Inflável e LED
Foto: Marcelo Ritacco


Salão Internacional do Móvel de Milão 2011_7
Luminária feita de cristal de Swarovisky
Foto: Marcelo Ritacco


Salão Internacional do Móvel de Milão 2011_8
Luminária que muda de cor
Foto: Marcelo Ritacco



Outros destaques do Salão Internacional do Móvel de Milão 2011:


Salão Internacional do Móvel de Milão 2011_9
Bold Chair, da Moustache, feita com duas partes
tubulares de metal inseridas uma na outra
Foto: Marcelo Ritacco



Salão Internacional do Móvel de Milão 2011_10
Sofá Panorama, inspirado no Fiat 500,
das empresas Lapo Elkan e Meritália
Foto: Erica Ritacco


Salão Internacional do Móvel de Milão 2011_11
Sofá II Giullare, de Gaetano Pesce, para a empresa Meritália
Inspirado na figura do bobo da corte
Foto: divulgação


Salão Internacional do Móvel de Milão 2011_12
Stand da Roche Bobois Paris
Foto: Marcelo Ritacco

Informações:

Cosmit - Salone Internazionale del Mobile di Milano
www.cosmit.it
 

5 comentários:

Márcio Jardim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valéria disse...

Oi Érica!
Que bom que as coisas estão acontecendo, você estava cheia de dúvidas quando voltou do Brasil. Viagem legal essa para a feira, deve ser sensacional ver todas aquelas novidades. Gostei do texto, muito bom! Beijão

Márcio Jardim disse...

Oi Erica,
escrevi um comentário para vc
mas não era pra vc...rsrsrs
mas, valeu a minha visita...
bjão

Allan Robert P. J. disse...

Faltou tempo, falta sempre tempo. Nada de feira, mas li muito sobre as inovações e as sensações dos novos designers. Parabéns pela matéria!

Vou saborear o resultado da feira por algum tempo. :)

A Viajante disse...

Nossa muito lindo, e eu gostei da parte da sustentabilidade, tem mesmo que focar nisso, o mundo precisa!! eu adoooreeeeei a foto do Sofá Panorama, inspirado no Fiat 500,
muito lindo mesmo!!

Beijão querida!!