22/06/2011

Viagem à Toscana

Começamos o mês de junho fazendo aquilo que mais nos dá prazer: viajar! Desta vez o destino foi a bela Toscana. Até então conhecíamos somente as cidades de Pisa e Firenze. Já fazia um tempo que eu tinha vontade de conhecer a primavera na Toscana e ver todo aquele campo coberto de vegetação e flores. 
Alugamos um apartamento em um agriturismo - local que no Brasil conhecemos pelo nome de sítio ou casa de campo. A vantagem de se hospedar em um agriturismo é que além de estar mais próximo à natureza e em um ambiente familiar,  a pessoa pode aproveitar os serviços oferecidos no local como: refeições típicas da região, degustar os produtos produzidos no agriturismo, como verduras, frutas, carnes, ovos, etc. Um agriturismo pode vender o que produz, após ser submetido aos testes de qualidade, como ocorre com o vinho e azeite.


Vou contar um pouco dessa aventura: alugamos esse apartamento grande em Castagnetto Carducci, onde os proprietários eram atenciosos e muito simpáticos.
Fomos com um casal de amigos e decidimos curtir um pouco a praia, mas também conhecer as cidades de Volterra e San Gimignano, famosas por sua beleza e arquitetura medieval. 

Tínhamos idéia de ir para Siena, mas nao conseguimos pois o tempo foi curto.
Nossa viagem de carro acabou levando o dobro do tempo pois feriado prolongado é igual em todo mundo.  Ao chegar na Toscana a paisagem mudou completamente. Mesmo o tempo não sendo dos melhores, as nuvens não nos impediram de compreender a razão pelas quais todos se apaixonam pela Toscana. Ficamos boaquibertos perante tanta  natureza.
Castagnetto Carducci é uma cidadezinha bem pequena no meio do mato, mas fica somente a sete sete minutos do Mar e facilita a locomoção por cidades bem bonitas. A primeira coisa que fizemos ao colocarmos os pés na Toscana foi ir em busca de frutas locais, vendidas naquelas banquinhas no meio da estrada. Achei um pouco caras, mas o sabor era incomparável!
Como nosso apartamento tinha tinha lugar para fazer churrasco, pedimos à proprietária do agriturismo uns legumes fresquinhos, compramos umas carnes "fiorentinas" (muito conhecidas por aqui) e fizemos um bom churrasco à moda italiana.
Cicinho churrasqueiro oficial
No dia seguinte fomos para a praia de San Vincenzo e ficamos tomando sol o dia todo. Delíciaaaa! Novamente nos reativamos com caipora e churras, desta vez "alla brasiliana", ou seja farofa, salada, carne assada e cortada em tirinhas para comermos na hora. 

A diferença entre o churras feito por nossos amigos é que em primeiro lugar eles assaram pimentão e cebola, depois assaram todas as carnes e somente quando estava tudo pronto nos sentamos na mesa para jantar. De um certo modo, até assar tudo as carnes ficaram  mais frias, mas mesmo assim estava muito saborosa.

No terceiro dia fizemos uma maratona: café da manhã reforçado e pé na estrada para apreciar a beleza da Toscana: verde para todos os lados e imagens inusitadas, inesquecíveis! Nossos destinos foram: 

1) Volterra, uma cidade medieval com várias ruínas romanas, bem cuidada, famosa por seu centro histórico de origem etrusca. 
Volterra, cidade onde foi filmado Monlight (Lua Nova)
2) San Gimignano, que com sua arquitetura medieval é considerada Patrimonio Histórico da Humanidade pela Unesco. O local foi a casa dos etruscos no sèculo III AC. Aliás foi em San Gimingnano que provamos o melhor sorvete do mundo, vencedor de prêmios internacionais por 3 anos consecutivos.

Adicionar legenda
Sobre esses locais falarei nos pròximos posts. 

Neste dia havíamos agendado um jantar no agriturismo, onde eles cozinhariam especialidades gastronomicas da Toscana. Nos deram opções de escolha, mas eu nunca tinha ouvido falar na maioria dos pratos. Decidiram fazer sopa de fagiano (pássaro), carne de coelho, frango, salada, duas sobremesas, tudo acompanhado por vinhos e licores de produção própria. A primeira coisa que você precisa saber sobre comer na Toscana é que lá nada é muito dietético e leve. A comida ali te engorda na mesma proporção em que é deliciosa, mas se você está de férias se jogue! 

Aproveite para apreciar o céu repleto de estrelas coisa difícil de ver hoje em dia pelas cidades!



No dia do retorno para Milão nos programamos e fomos para Viareggio, local inclusive detestável. Elitizado, com mar feio e praias privadas.  Para ficar ali era necessário pagar. 
Quando tínhamos acabado de chegar na praia, dois seguranças nos pediram para nos retirarmos, avisando que tinha um espaço reservado para o "povão". Mesmo achando isso um absurdo caminhamos muito até chegar a uma faixa apertadíssima onde estavam espremidos todos os seres humanos considerados pela prefeitura local à margem da sociedade. Como descreveu muito bem minha amiga Aurora, o lugar parecia o espaço reservado para levar os cães para passear. Demos meia volta para comer algo e decidimos voltar para casa. Voltar a Viareggio "no more". 

Indico o Agriturismo Civitella in Val di Chiana, de uma amiga, que fica na Toscana e é muito aconchegante e localizado próximo a supermercado, restaurantes, centro comercial, museus, entre outros.  Uma grande vantagem é que de lá é fácil conhecer cidades como Arezzo, Siena, Firenze, Montepulciano e Cortona. Vale a pena conferir as fotos:

Civitella in Val di Chiana - Arezzo - Toscana
Média de preço é de € 800 por semana em um apartamento para 6 pessoas.
Contatar sig. 39 338 22 66 442
Tel: Francesco Stopani
Mais informações: http://www.homelidays.com/civitella-in-val-di-chiana/casa-villa369552it1.htm?FAff=DYN&AffHD=HD




 

7 comentários:

heloisa disse...

Erica,

O texto e as fotos ficaram muito legais! Deu para ter uma boa idéia da Toscana, da beleza natural dessa região, dos pratos deliciosos que podem ser experimentados aqui e das cidadezinhas a serem visitadas.
Praia na Itália é sempre complicado, pois aqui se paga por tudo. Eu recomendo ir aos parques naturais (a Toscana possui diversos), porque são sempre lugares mais tranquilos, onde as pessoas vão para curtir a natureza sem querer ostentar nada.
Brigada mais uma vez pela publicidade do nosso "agriturismo". Dá próxima vez que vocês voltarem já sabem onde ficar.

Glenda Di Muro disse...

A Toscana é realmente linda!

Anna Karine disse...

Oi Erika! Obrigada pela sua visita la no blog! Volte sempre, viu?
Moro em Lazio, a 40 km de Roma. Quando vier por aqui, me da um toque! Bjs

Lucy disse...

Olá Erica, muito boas as dicas! Em julho vou para Milão e depois descemos para a Toscana! Estou me preparando e curtindo essa parte da viagem. Vou ler o que mais tem no seu blog. Já coloquei suas dicas na minha lista!

Erica Moreira disse...

Helo seu agriturismo é lindo,então você não tem razão para agradecer. Tenho certeza que o turista que se hospedar lá não se arrependerá! Você tem dicas de parques naturais bonitos por aí?

Glenda realmente a Toscana me conquistou. Acho que voltaremos muitas vezes ainda.

Anna ficamos somente três dias em Roma, mas não saímos da cidade porque tínhamos pouco tempo. Se você puder depois me dê umas dicas de locais bacanas para se conhecer em Lazio e quando formos para aí te avisarei.

Olá Lucy, você já conhece a Itália? Quando você vem? De repente poderíamos nos encontrar. Milão é uma cidade bonita, mas uma cidade comum, já a Toscana é encantadora. Você verá!Se quiser algumas dicas sobre o que fazer em Milão leia a matéria que escrevi: http://www.destaquesp.com/index.php/Turismo/Lugares/turismo-em-milao.html

Beijos

Reviajar disse...

Olá a todos!

- A Primavera na Provença e Cotê D´’Ázur
- O Inverno na Toscana
- Veneza no Inverno

Relato de viagem com muitas dicas em:

http://www.reviajar.net

Fiquem bem! E boas viagens!

Sara disse...

Que bom é para desfrutar de umas férias, é sempre bom para desfrutar com a família acha que eu iria, eventualmente, ser capaz de fazer este tipo de coisas que eu acho que vou começar a procurar um apartamentos mobiliados buenos aires