08/08/2011

A Holanda que você não conhece!

Neste final de semana recebemos a visita de uma querida amiga que vive há três anos na Holanda e de sua mãe que veio do Brasil. Atualmente a minha amiga já está bem integrada na sociedade, estuda doutorado, namora há anos um holandês e vive a rotina da cidade. Isto tudo para dizer que ela nos contou algumas curiosidades da vida por lá, detalhes que um turista não consegue presenciar.

Mudando de casa
O primeiro detalhe a ser mencionado é que os holandeses, EM GERAL, são muito práticos e pouco dramáticos. Digo EM GERAL porque nesta praticidade existem algumas poucas, mas grandes contradições. Vou citar uma delas:

Quando você se muda de uma casa alugada para outra é necessário retirar os pisos. É isso mesmo, você não entendeu errado! Consequentemente, se você está de mudança para outra casa alugada, a mesma não terá pisos, por isso se der sorte do tamanho ser igual poderá utilizar o piso da casa antiga. Caso contrário, terá que gastar dinheiro para comprar outros e colocá-los na nova residência. Minha amiga comentou que lá existe muita propaganda/publicidade/anúncios de venda de pisos. Perguntei quanto custa para retirar o piso e ela disse que na maioria das vezes, os próprios moradores fazem o trabalho para não terem que pagar. Eu não entendi muito bem este raciocínio, mas deve existir uma lógica nisto. Vivi, se você descobrir, me avisa.



Lavando louça
Sabe como eles lavam louça por lá? Enchem a pia com água bem quente, colocam detergente e com uma escovinha (não a bucha) começam a ensaboar os copos, pratos, talheres, panelas, etc. Após isto, sem enxaguar eles colocam no escorredor e usam assim, sem enxágue. O holandês afirma que este modo de lavar é higiênico.



Falando em praticidade
Ela me contou também que conhece um casal que sempre divide as tarefas em casa e que eles definiram os trabalhos de cada um. Ficou resolvido que a moça sempre prepararia as refeições e que ele lavaria a louça. Resultado: logo em seguida o rapaz chegou em casa com uma máquina de lavar louça.  Quer maior praticidade do que esta?



Merenda
Sabia que o holandês leva lanche para o trabalho, pois muitos não recebem ticket refeição e que o almoço é caro por lá? Isso é bastante comum na Europa, mas o interessante é que eles levam o lanche em recipientes próprios, mais do que uma "lancheira". O potinho deles tem o lugar da fruta. É um recipiente feito para colocar o pão, a banana ou maçã (dentro tem o espaço no formato da fruta, do pão). Ela estava contando que a princípio estranhou quando viu aqueles homens engravatados, professores de universidade simplesmente abrirem seus recipientes e tirarem a banana da espécie de "lancheira".



5 comentários:

Valeria M. disse...

Oi Erika. estou retribuindo a visita. Adorei seu blog..e o estou seguindo. Volte sempre ao meu. Bjoka.

www.meacheemroma.blogspot.com

Kelli disse...

Eu não sei se vc viveu em casa alugada em SP. Eu sim e nos contratos sempre previa que tínhamos que entregar a casa pintada. Esse lance na Holanda, ao meu ver, é que o proprietário sempre tenha o apê em boas condições qdo o inquilino sair.

Eu fiquei em casa de holandeses qdo fui em Amsterdam e não vi esse lance da louça... e as lancheiras eu acho fofas :)

Erica Moreira disse...

Os holandeses são apaixonados por pisos...rs. Cada louco com sua loucura, nè? Acredito que a gente tenha que pintar o apartamento em São Paulo mais por uma questão de limpeza do que por uma característica pessoal.

Com relação à louça, exatamente por esse hábito ser pouco higiênico, minha amiga já tem uma máquina de lavar.

bjs

erica disse...

o mundo è cheio de manias

Lucy disse...

Oi Érica! Eu já vi gente lavando a louça assim na Inglaterra e aqui na Espanha também (não que todo o mundo lave a louça assim). Agora, essa de trocar o piso é o ó, hein!!! Pintar o apartamento até vai, mas trocar o piso... Não quero morar lá não :)