16/08/2011

Livro Um Dia


Já considerado um clássico da literatura inglesa, a obra Um Dia, de David Nicholls, é um romance muito envolvente que fala sobre a vida de dois jovens que acabaram de concluir a faculdade, Emma Morley e Dexter Mayhew. A história começa em 15 de julho de 1988, quando os dois se formaram e passaram a noite juntos. Daí nasceu uma grande amizade - repleta de altos e baixos - que poderia se transformar em um sentimento novo para ambos.

Ela, uma jovem muito centrada, insegura, de certo modo anti-burguesa, com o grande ideal de mudar o mundo ou de fazer ao menos uma pequena diferença, deixando sua marca. Ele, um playboy convencido, filhinho de papai, que só pensa em viajar pelos quatro cantos do mundo. Sem nenhuma meta profissional, Dexter é um garanhão que nunca está sozinho. A única coisa em comum entre os dois é o amor e amizade que um sente pelo outro. Nem as brigas, nem as milhas de distância que os separam são capazes de estragar esse sentimento. O interessante é que cada parágrafo do livro descreve um dia do ano na vida de ambos e o autor consegue fazer com que você compreenda como está a vida deles somente contando um dia do conturbado estilo de vida de cada um. 
Não escreverei muito sobre a obra, porque corro o risco de contar a moral e o final da história, no entanto acho que a leitura vale muito a pena, pois reflete um pouco de nossas vidas no decorrer dos anos. Um das primeiras perguntas que eles fazem em 1988 é "como será que estaremos daqui a 20 anos?" David Nicholls revela os próximos 20 anos de Emma e Dexter e isso pode fazer muita diferença para o leitor também. 

E você, já pensou como será a sua vida daqui a 20 anos?

Boa leitura!

PS: O filme estréia no cinema, nos Estados Unidos, em 26 de agosto. Estou ansiosa para que chegue por aqui em breve. Assista o trailer SOMENTE SE VOCê NAO FOR LER O LIVRO!

Nenhum comentário: