16/06/2013

Saga Concluída: Agora Sim, Cidadã Italiana

O mês de junho de 2013 marcou muito nossas vidas, pois representou mais uma conquista desde que viemos morar na Europa, em abril de 2008. Dia 03 fiz, finalmente, o juramento e assinei a cidadania italiana. Este ano completaram-se cinco anos do início daquilo que começou com uma simples aventura de duas pessoas que tinham vontade de experimentar novas sensações, gastronomias e vivenciar outros lados do que chamamos "VIVER". 


FINALMENTE ITALIANA


Nossos amigos e familiares já conhecem nossa história e de qualquer modo ela vem sendo contada aos poucos neste blog. Dei entrada na minha cidadania em fevereiro de 2009 e infelizmente o processo demorou muito mais do que o normal por mudanças na legislação italiana e por incompetências do departamento de cidadania da prefeitura de Milão, que havia perdido meus documentos e se deu conta somente dois anos após, ou seja em abril de 2011. 


NADA MELHOR DO QUE UM DIA APOS O OUTRO


Nestes cinco anos eu tive uma vida normal porque eu tinha o Permesso (visto) de família, por ser casada com um cidadão italiano. Na prática quase todos os meus direitos eram iguais aos de um cidadão, pois eu tinha direito de trabalhar, ter assistência médica, viajar para países da União Européia e para aqueles de fora da UE (desde que na presença do marido).

Então você pode estar se perguntando a razão pela qual nós quisemos tanto essa cidadania. A verdade é que aqui na Europa essas oito letrinhas (ITALIANA) na sua identidade mudam muita coisa. Se quisermos morar em Londres (como era nosso plano inicial) tenho o direito de trabalhar, de entrar e sair quando eu quiser, sem que o Marcelo seja obrigado a estar comigo. Se decidirmos voltar a morar no Brasil e futuramente quisermos voltar para a Europa ninguém pode nos impedir e nem mesmo teremos que esperar as  burocracias europeias serem resolvidas. Outro aspecto positivo é que o estudante europeu tem muitas facilidades em vários países europeus e muitas vezes acaba pagando mensalidades inferiores a de outras nacionalidades. 




Sem contar que na Itália, caso você seja estrangeiro, enfrenta uma BURROCRACIA, quero dizer uma burocracia absurda para resolver as coisas mais simples. Fui na Prefeitura mudar o endereço de residência e eles não queriam me atender, disseram que eu precisava agendar uma data e que demoraria. O que eles não esperavam é que eu tivesse me informado sobre o assunto e que eu fosse italiana. O estrangeiro precisa agendar, o italiano solicita a alteração na hora. Para solicitar a carteirinha de saúde o estrangeiro precisa esperar a efetiva mudança de residência (que pode demorar até seis meses), enquanto o italiano faz na hora, só precisa levar o comprovante de que solicitou tal mudança. Chega a ser engraçado porque ninguém faz questão de te atender, uma vez que tenho sotaque de estrangeira. Neste caso eles se apoiam nas burocracias para não terem que trabalhar. Aí eu apresento a carteira de identidade e eles me olham com uma expressão de "Ahhh" e acabam tendo que me atender. Troppo bello!

Eu particularmente estou muito feliz, pois minha prática e o processo para a aquisição da cidadania foi complicada desde o princípio. Em março deste ano eu havia praticamente recebido uma resposta negativa. Eu já estava pronta para buscar uma advogada e gastar uma fortuna para lutar por meu direito. Corri atrás, me informei, falei com uma amiga (Junia) que me instruiu, falei com advogados, apresentei diversos documentos em tempo record e no final deu certo. Thanks God! 

Só tenho a agradecer pelas torcidas de sempre, ao maridão que sempre esteve ao meu lado, até mesmo nos últimos momentos em que eu era somente brasileira aqui na Itália. Ele foi comigo para Trento, acompanhou o juramento, me levou ao Monte Bondone (o primeiro lugar em que estivemos quando chegamos na Itália), quando não conhecíamos absolutamente nada, me levou ao Lago de Caldonazo e brindamos com um prosecco maravilhoso por mais esta realização. Obrigada Marcelo Ritacco por estar sempre por perto, por representar uma união que tenho certeza será cada vez mais forte. Tenho cada vez mais orgulho e admiração de você, porque você consegue olhar tudo com otimismo e tranquilidade, mas principalmente porque você é maravilhoso comigo. Te amo demais!

2013 começou assim: com conquistas, nascimentos e rupturas. Em ambos os casos os acontecimentos representaram uma fase de otimismo e novas oportunidades de crescimento. 


UM BRINDE A NóS, UM BRINDE à VIDA
MONTE BONDONE, ONDE ESTIVEMOS PELA 1a VEZ HA 5 ANOS

Nenhum comentário: