17/10/2013

Jane Austen


Navegando pelos blogs que sigo, encontrei um site muito interessante desenvolvido pela diagramadora Raquel (http://janeausten.com.br/), que aborda vida e obras de Jane Austen, escritora inglesa (1775-1817). 

Para ser sincera, antes de vir morar na Itália não conhecia quase nada sobre ela, mas chegando aqui passei a ouvir falar com frequência de suas obras, conhecidas por representar a burguesia inglesa de 1800, priorizar características como educação, casamento da figura feminina, enfim por mostrar de modo romântico e crítico o cenário em que a sociedade inglesa vivia há 200 anos anos.  

Não vou escrever muito sobre Austen agora, pois antes quero pesquisar mais e ler meu primeiro livro dela "Orgulho e Preconceito", no entanto para quem quer conhecer mais sobre a autora, vale visitar o site acima.

Elenco as obras de Jane Austen:

Razão e Sentimento / Razão e Sensibilidade
Orgulho e Preconceito
Mansfield Park
Emma
A abadia de Northanger
Persuasão

Trailer do filme sobre a vida de Austen



5 comentários:

BIA disse...

Oi Érica!!!

É bem interessante as obras de Jane Austen... apesar de eu também não conhecer todos os seus trabalhos (vou ler o site que tu indicou no link) mas o primeiro livro dela que eu li foi quando assistindo o filme "A Casa do Lago" a personagem estava lendo este livro... isto me despertou o interesse e a curiosidade para ler... mas assisti os filmes "Razão se Sensibilidade" e "Orgulho e Preconceito", porém, não li o livro.
Amei o trecho de Bertolt Brecht que você citou, muito verdadeiro. Ainda não li "Analfabeto Politico" mas pela sua citação fiquei ansiosa para ler(minha pilha de livros e filmes é interminável, o difícil é ter tempo para tudo, mas é algo que amo mesmo: livros e filmes!!!)
Buon fine settimana :)
Bacio

Allan Robert P. J. disse...

Jane Austen ainda não foi suficientemente rconhecida. Só uma maior divulgação da obra dela pode mudar o que considero uma injustiça.

:)

ERICA RITACCO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ERICA RITACCO disse...

Olá Allan, ainda não conheço suas obras. Nunca estudei Jane Austen no Brasil, enquanto aqui é leitura aconselhada por muitas das pessoas que conheço.

Obrigada pela visita!

Allan Robert P. J. disse...

Olá, Érica!

Li Jane Austen na adolescência, quando era fã da literatura inglesa e decorava John Donne. Mas naquela época eu também achava que Julio Cortazar era insuperável.

Gostava muito das novelas cômicas dela, mas não sei se me deslumbraria com ela hoje. De qualquer modo, prefiro a Austen irônica. Divertida, sim, mas longe da verve (sarcástica?) de Gregório de Matos, o nosso querido "Boca do Inferno"

Se você não conhece a obra da Austen, sugiro começar com "Emma" e só depois passar a "Orgulho e Preconceito".

Tem um site brasileiro sobre a escritora:
http://www.janeaustenbrasil.com.br

Boa leitura!
:)