02/02/2014

O Majestoso Parque Nacional Plitvice!

Após deixarmos nossas bagagens, enfrentamos a estrada para finalmente conhecer o famoso Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, que com sua superfície de 294.82 quilômetros quadrados, é o maior parque nacional dos oito existentes na Croácia.





Patrimônio Mundial da Unesco desde 1979, Plitvice fica na estrada entre Zagabria e Zara. São 16 lagos alimentados pelos rios Bijela Rijeka e Crna Rijeka (Rio Branco e Rio Negro), fontes de água subterrâneas ligadas por cachoeiras que desaguam no rio Korana. 

O parque, que conta com 18 quilômetros de trilhas e cachoeiras com grandes quedas, tem a água mais límpida que eu já vi e, dependendo do trecho em que a pessoa se encontra, a cor pode variar entre azul, verde e até mesmo dourado. Uma das maiores características de Plitvice é a formação da rocha tufo (rocha carbônica porosa), que nasce a partir do depósito de carbonato de sódio da água e dá origem às barreiras. É deste processo de formação do tufo que nascem as magnificas cachoeiras. Com o passar do tempo, a água muda seu percurso, eliminando algumas cachoeiras e criando outras, o que faz com que a cada ano, existam novidades no parque. 






Plitvice conta com uma grande variedade de fauna e flora, inclusive poucos anos antes encontraram um urso marrom no parque. 

São cerca de 1267 espécies de plantas, das quais 75 endêmicas e 55 variedades de orquídeas. Além disso, existem cerca de 321 espécies de borboletas, 161 de pássaros e 21 de morcegos. 






É de uma beleza indescritível!  Somente imagens são capazes de mostrar a grandiosidade desse lugar.

Caminhamos por sete horas para apreciar um pouquinho disso tudo e chegamos à conclusão de que é sem duvida um dos cenários mais sensacionais que já vimos. 

Estar num lugar assim faz com que você se sinta muito pequenino diante de tudo. E' como se a vida gritasse dentro de você, com uma força que só poderia vir de um Ser muito maior. Ver Plitvice de perto encheu nossos olhos de grandiosidade e energia para enfrentar os meses que ainda estavam por vir em 2013. A melhor VIBE!





Informação:

O preço do bilhete diário por pessoa é de € 15,00. Alguns amantes da natureza preferem fazer visitas de dois dias, mas um dia bem aproveitado vale por dois.